segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NESTE FIM DE SEMANA

V Festival de Dança Fendafor de Guaramiranga... A Dança Itinerante do Ceará

Abrem-se as Cortinas das Serras de Guaramiranga!!!


O que é essa febre, capaz de apoderar-se de uma criatura e de agitá-la até o frenesi, senão a manifestação, muitas vezes explosiva, do Instinto da Vida, que só aspira rejeitar toda a dualidade do temporal para reencontrar, de um salto, a unidade primeira, em que corpos e almas, criador e criação, visível e invisível se encontram e se soldam, fora do tempo, num só êxtase. A dança clama pela identificação com o imperecível; celebra-o. (CHEVALIER, 1998, p. 319)

 Unir talentos e oportunidades. O sonho não se limita, quando esse pensamento é sincero e nos faz feliz. O Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará é o resultado de muita determinação e persistência e da crença na Dança como manifestação artística vinda da alma, o Festival a cada ano se fortalece, tornando-se grandioso e transformando em realidade o sonho de tantos bailarinos e dançarinos cearenses, que é o de "ESTAR EM CENA".
]Em 2000 nascemos em Fortaleza e já estamos em Cascavel, Guaramiranga, Sobral, Guaiúba e esse ano pousamos no CARIRI agora são 07 municípios no circuito de Dança FENDAFOR ITINERANTE, trata-se do I Festival Internacional de Dança do CARIRI que abrange toda região do Cariri e aconteceu nas três cidades Crato, Juazeiro e Barbalha o chamado (CRAJUBAR), foi perfeito e aconteceu de 04 a 07/07/2011.


FOCO PRINCIPAL; O Fendafor tem como Foco principal um Programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores e produtores culturais, bem como a Circulação de Espetáculos em cidades do interior do estado do Ceará, Proporcionar ainda maior visibilidade à produção local e estimular novos mercados de trabalho, circulando Grupos, Bailarinos e Companhias de Danças (espetáculos, Cursos, Palestras e vídeos) nas cidades do interior do estado onde acontece a Fendafor Itinerante; Produção de Dança: tem como foco investir na relação dança/produzindo e expandindo, passando pelos espetáculos cênicos, pelo vídeo e pela performance, estimulando novas pesquisas de linguagem, produções e estendendo também a rede de parceria já estabelecida.


O Festival Nacional de Dança de Fortaleza/Ceará a partir do ano de 2007 passou a se chamar “Festival Nacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará”, hoje denominado Festival Internacional, há cinco anos realizamos circulação de Bailarinos, Grupos, Escolas e Cias. de Dança no interior do estado do Ceará, provocando um importante intercâmbio cultural principalmente por acontecer no Interior do estado que é tão carente de conhecimentos, informações e ações culturais. A proposta é que os Grupos locais e do entorno de cada cidade do interior possam apresentar seus espetáculos, interagir nas oficinas, mostra de vídeos, palestras e participem também como atores e produtores da comunicação cultural local.




“A proposta é que o Programa “Fendafor”, “a Dança Itinerante do Ceará” com a utilização de novos suportes e essa expansão do Festival para o interior do estado, amplie a visibilidade da produção e espetáculos cearenses, intercalando-se ao veterano Festival Internacional de Dança de Fortaleza/Ceará, que já acontece na capital desde o ano 2000, sempre na última semana de Junho, estendendo também a rede de parceria já estabelecida.

O Fendafor nasceu do esforço, persistência e principalmente o sonho de mulheres artistas cearenses, professoras, coreógrafas e Diretoras de Escolas, que lutaram para conquistar esse espaço cultural, colocar a dança do Ceará no Cenário Nacional e agora internacional, bem como propiciar a maior difusão da cultura cearense. Na época mais de 80% dos Grupos cearenses não tinham nem mesmo a oportunidade de estrearem seus espetáculos e produções artísticas, por falta de incentivo, parcerias e pautas de teatros inacessíveis, foi ai que nasceu a idéia de mudar essa realidade e colocar a Dança do Ceará em Cena...... DANÇA CEARÁ.
O panorama criado pela programação artística do Festival se repete na programação pedagógica, no sentido de que palestras sobre a linguagem do corpo, apreciação da dança e outros temas, além da mostra de Vídeo Dança, de workshops sobre as técnicas dominadas pelos grupos visitantes e cearenses são ministrados nos locais ocupados pelo evento e em comunidades beneficiadas.
A cada edição do Festival a equipe de assistência de produção e apoio técnico/logístico é montada por cerca de 70 (setenta) profissionais e aspirantes da área da dança cearense, que têm a oportunidade de conhecer por dentro a engenharia de um projeto deste porte e se envolver de uma maneira mais efetiva, com esta ação de fomento para a dança em nosso Estado. Desde as edições anteriores, o Fendafor propõe a montagem de um panorama da dança cênica no Brasil e no mundo, como forma de apresentar uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural.



Ver o nosso Ceará dançar e brilhar é um momento mágico. Respirar, dormir e acordar com a Dança em evidência com os melhores talentos do Brasil e nossos Grupos e Escolas de Dança tão lutadoras e talentosos em cena, este é o nosso desafio. Conseguimos....Conquistamos espaços importantes e hoje realizamos uns dos mais fortes e importantes Festivais de Dança do Pais que é o FENDAFOR.
É com grande honra que este grande evento será celebrado e comemorado por todos aqueles que participam desta grande festa da dança. O prazer é nosso, mas o privilégio de estar aqui e apreciar esse show é seu.
O Que a droga tem a ver com a Dança? Onde a Dança entra como um meio de mudar a realidade de tantas situações em que a esperança parece perdida? Reflita conosco. Entendamos que O Mundo sem Droga é muito melhor......Dançar faz bem: Alivia o espírito e a Alma.


Janne Ruth e Equipe Fendafor 2011




Releases das Cias Convidadas;

A Bailarina cubana Analay Laiz começou a dançar aos quatro anos de idade e iniciou seus estudos em Matanzas, na Escola Vocacional, em 2000. Em 2005 foi para a Escola Nacional de Ballet em Havana, onde participou de apresentações e encontros internacionais. Em 2008 foi para o Ballet Nacional de Cuba, sob a direção da primeira bailarina Alicia Alonso. Em 2009, ainda em Cuba, entrou no Ballet de Camaguey, dirigido por Regina Balaguer, e, no mesmo ano, foi convidada para a Cia de Ballet de Laura Alonso como solista. Em 2010, tentando novas oportunidades longe do regime de Fidel Castro, Analay entra para Ballet Nacional do Equador, como bailarina principal, onde conhece seu grande amor, o bailarino Santiago Gil.

O Equatoriano Santiago Gil começou a estudar Ballet na Academia de Welton Prisilla em 1997 e continuou em 2004 na Academia Anna Pavlova. Em 2008 foi convidado por Lucy Telge do Ballet Municipal de Lima (Peru) para se juntar à companhia como solista. No mesmo ano, ele entrou na Cia de Iñaky Urlezaga (Argentina) como solista, onde percorreu toda a Argentina, Uruguai e Paraguai. Em 2009 entrou para Equatoriano Câmara de Ballet (Equador), como bailarino principal, dirigido por Ruben Guarderas, e em 2011 ele foi convidado como bailarino principal do Ballet Olinda Saul (Maranhão), onde divide o palco atualmente com sua namorada, a cubana Analay Laiz. Os dois bailarinos têm presença confirmada no Fendafor Guaramiranga, que encerra sua Mostra Itinerante, após passar por diversos municípios do Ceará como Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, entre outros.

Welton Nascimbene – S. Paulo Companhia de Danças Clássicas de S. Paulo - Destaque nacional, Welton Nascimbene é bailarino da Especial Cia de Danças Clássicas. Participou de espetáculos nas principais capitais brasileiras, e incursões internacionais em Varna (Bulgária), Jackson(EUA) e Moscou (Rússia). Teve como principais mestres: Guivalde de Almeida, Jorge Peña, Wilson Carvalho, Erinaldo Conrado, Márcia Pereira, Helena Martins, Nilson Soares, Ricardo Ordonez, Boris Storojkov, Mikhail Krapvin, Victor Navarro, entre outros. Bailarino premiado em todos os principais festivais de dança do Brasil, incluindo primeiros lugares em Joinville, Passo de Arte, CBDD e Seminário Internacional de Brasília, Welton atua como guest nas principais capitais brasileiras, nos mais importantes eventos de dança do nosso pais. Partner de grande qualidade, atua ao lado das grandes revelações de sua geração: Priscila Yokoi, Fernanda Manoel, Paula Penachio, Flavia Garcia, entre outras.

Raquel Rampazzo S. Paulo - Companhia de Danças Clássicas de S. Paulo – Estou esperando
Cia. Balé Baião de Itapipoca – CE; Companhia Convidada; Atuante há 16 Anos em Itapipoca e litoral oeste do Ceará, a Cia Balé Baião vem desenvolvendo um trabalho pioneiro de pesquisa, criação, produção e ensino de dança no interior do estado. Sua trajetória inicia em 1994, integrando jovens dançarinos dos bairros periféricos da cidade de Itapipoca. A partir do contato com grupos, bailarinos, atores e coreógrafos de Fortaleza e de outros estados brasileiros, iniciou-se o interesse em conhecer e aprofundar a dança contemporânea nascia a Cia Balé Baião (Balé – Expressão de origem européia: bailado; Baião. Itapipoca não possui uma história de dança vinculada a academias de balé clássico. A dança de Itapipoca nasce dos ritmos ancestrais pertencentes aos povos indígenas, africanos e europeus ainda hoje manifestadas no carnaval através do Maracatu AZ de Espada, escolas de samba e blocos do sujo, das danças tradicionais presentes na praia, serra e sertão: Nesse contexto de festas populares e militância social surge o Balé Baião, Formada por bailarinos, coreógrafos, professores de dança, pedagogos e educadores físicos, o Balé Baião apresenta um leque diversificado de atividades de cunho artístico e sócio-educativo que contemplam ações permanentes na comunidade, localidades, assentamentos e cidades vizinhas.

Cia de Dança Janne Ruth – CE; A Cia. de Dança Janne Ruth nasceu da academia de Dança Janne Ruth que foi fundada em 1981 com o nome AMERICAN DANCE, 04 anos depois (1985) fundamos o Grupo de Dança Janne Ruth, resultado de uma audição realizada para formar o Grupo com os melhores alunos da Escola e através do bom desenvolvimento deste trabalho e o profissionalismo dos bailarinos, fundamos em 1991 a Companhia de Dança Janne Ruth. A partir do ano de 1991 a Cia. de Dança começou a conquistar prêmios importantes e alcançou o sucesso e o reconhecimento da mídia e do público. Continuamos com o nosso trabalho e iniciamos a corrida pela conquista de parceiros, bem como recursos técnicos para engrandecer o trabalho de nossos profissionais e graças ao trabalho incansável da equipe de criação de espetáculos (diretora, coreógrafos, assistentes de coreografia, técnicos, pensadores e ensaiadores) e à garra dos nossos bailarinos e alunos, o Grupo tem conseguido enorme destaque no cenário artístico local e nacional e também em competições, trazendo para o Brasil importantes prêmios e reconhecimento, bem como vivenciando intercâmbios importantes e grandes experiências estéticas. São 45 Tournéss Nacionais e 04 internacionais, cerca de 80 prêmios conquistados e 18 trabalhos realizados.

Escola de Ballet Lucymeire Aires; Bailarina, Diretora, Ensaiadora e Maitre do Ballet Lucymeire Aires, tendo á mesma apresentado pela sua escola os espetáculos; A Bela Adormecida em 2006. Suite O Quebra Nozes em 2007, Sob a Luz da Fama e The Fairy Doll em 2008, Uma Noite de Gala em 2009, e Dom Quixote em 2010. A Escola vem se destacando em Festivais e Concursos Nacionais e Internacionais de Dança, como Passo de Arte, RV Promoções, Promodança Capezio, Fest Dance, e FENDAFOR. Lucymeire Iniciou seus estudos no ballet Gorete Quintela em 1988 onde se forma. Participou de festivais e inúmeros cursos, ministrados por Flávio Sampaio, Ernesto Gadelha, Vera Aragão, Ursula Boorman, Gisele Peter Rohse, Paulo Caldas, Toshie Kabayashi, Deborah Colker, Jair Moraes, Duda Braz, Liudimila Pelonskaya, Paula Feitosa, Elis Resende, Ramires Menezes, Bira Fernandez, Henry Neto, Ronaldo Martins, Caio Nunes, Roberto Amorim, Chica Timbó, Mariza Estrella, Gisele Santoro, Miguel Burgos, Marcelo Pereira, Inês Bogéa, Daniela Stasi, Ivaldo Mendonça e outros.
É com grande honra que este grande evento será celebrado e comemorado por todos aqueles que participam desta grande festa da dança.

Grupo Trilhas - Ceará: Grupo Convidado; O Grupo Trilhas nasceu no ano de 2008, graças à iniciativa do bailarino e coreógrafo Marcos Bento que ainda dando seus primeiros passos como coreógrafo, mas com uma história já considerável no meio da dança afoitou-se em procurar pessoas com sua mesma filosofia com relação às linguagens artísticas, para desenvolver trabalhos coreográficos, trabalhos estes que vem se destacando com vários prêmios em concursos de Fortaleza como em outros estados brasileiros. A história do Grupo Trilhas teve início a partir de um pensamento e da necessidade de alguns bailarinos independentes já formados em Dança e que por amor a arte e a vontade de estar em cena reuniram-se para desenvolver um trabalho em busca de uma linguagem própria baseado em pesquisas e estudos, voltado para a dança contemporânea. E a partir desta aliança transformar em dança todos os seus anseios em relação a essa arte, procurando possibilidades e meios para torná-la viva. Marcos bento é também bailarino da Companhia de Dança Janne Ruth desde 2005, teve sua formação no Projeto Vidança sob a orientação de Anália Timbó.

Janne Ruth Chaves Nascimento Viana-, Professora, Bailarina, Coreógrafa e Produtora Cultural, nasceu em Vitória da Conquista – Bahia, onde iniciou a dança aos 04 anos de idade em 1966 em Salvador – Bahia. Em 1967 sua família escolhia o Ceará para morar e foi então que Janne Ruth iniciou sua história e a ela tem dedicado toda a sua vida. Concluiu seus estudos da Dança e Teatro em 1979 com o Professor Hugo Bianchi, ainda nesse mesmo ano fez curso de metodologia do ensino da Dança, Nível Profissional nos 09 estilos de Dança, na Dance Center, em Salvador Bahia, filiada a Universidade Católica da Bahia. Já em 1980 ingressou na Universidade de Fortaleza no curso de Geologia. Em 1981 inaugurou sua Escola de Dança em Fortaleza e Permanece até hoje completando 30 anos de atividades, fez especialização em Dança, na Faculdade Católica da Bahia. Como coreógrafa tem cursos, mestrados e participações em Festivais nas diversas cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, Recife, Amazonas, Salvador, Campina Grande, Teresina, João Pessoa, etc, e no exterior em: Praga - República Tcheca, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Espanha, etc.
Estudou com grandes Mestres (Eugenia Feodoro, Hugo Bianchi, Dilma Smith, Lenny Deile, Carlota Portela, Dalal Achcar, Marika Gidale, Décio Otelo, Mario Nascimento, Denis Gray, Jô Jô Smith, Dora Andrade, Hugo Bianchi, Thoshie Kobayashi, Fernando Nunes, Mariza Estrela, etc. Fez mestrado pela UNIC – União Internacional de Intercâmbio Cultural – Brasil, Nova York e França e especializou-se em Dança Contemporânea. Janne Ruth têm ainda curso e especialização em metodologia do ensino da Dança.Em 1985 Fundou O Grupo de Dança Janne Ruth hoje Cia. de Dança Janne Ruth (1991), e em 1994 Fundou o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações- BCAD, uma instituição sem fins lucrativos, onde o objetivo é utilizar a arte, Cultura, Educação e o Esporte, para resgatar da área de risco crianças, adolescentes e Jovens excluídos da sociedade, bem como ajudar outras instituições, comunidades e famílias mais pobres da sua cidade. Hoje são 04 Sedes de atendimento 440 Crianças, adolescentes e jovens em situação de risco beneficiados diretamente e 01 Escola de Ballet Particular. O Grupo BCAD e a Cia. de Dança Janne Ruth têm uma bagagem bastante significativa, são 29 anos de Escola 19 anos de Cia. de Dança e 16 anos de Instituição, 12.000 (Doze Mil) Crianças, adolescentes e jovens atendidos diretos e indiretamente, são ainda 24 Ballet’s estreados, 04 tournées internacionais e 43 Nacionais, 171 prêmios para os Ballte’s e Homenagens importantes para a Coreógrafa Janne Ruth, entre eles alguns conquistados em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazônia, Buenos Aires, Mar Del Plata, Brasília, Praga Republica Tcheca, França e Itália.
Em 2000 fundou e criou o Festival Nacional de Dança de Fortaleza- CE/ FENDAFOR, hoje sucesso nacional, este ano de 2011 realizara sua 11ª edição, O Fendafor é famoso por suas características e ações sociais, graças à formação da coreógrafa janne Ruth que há 16 anos fundou sua ONG, hoje modelo até no exterior e desde então vem se dedicando ao terceiro setor e insere sua experiência de todas as formas a responsabilidade social no Festival “Fendafor” e em suas respectivas Escolas; Em 2003 a coreógrafa Janne Ruth recebeu o prêmio no dia Internacional da Mulher, (Prêmio Murilo Aguiar) da Assembléia Legislativa do Ceará, homenageada entre as 05 mulheres que mais se destacaram no Ceará com seus trabalhos sociais, em 2004 recebeu o prêmio de melhor empreendedor social. Em 2005 conquistou o Segundo Grande Prêmio de Dança da Itália, em 2008 o Hepta campeonato de Dança no Festival Internacional de Dança da Amazônia, entre 2007 a 2009 conquistou 18 Prêmios no Festival Passo de Arte Norte e Nordeste Competição de Dança e Passo de Arte Indaiatuba – S.P, inclusive Prêmio de melhor Grupo do Festival e melhor Bailarino, 22 Prêmios no Festival de Inverno de Dança de Mongaguá – S. Paulo, 01 troféu no XV Festival Internacional de Danças da Amazônia – FIDA, 01 Troféu de reconhecimento pelo trabalho prestado ao Karatê Cearense Prêmio Ranking 2008, Três Troféus para a Competição de Dança PRÊMIO CAPEZIO NORDESTE, Outubro de 2009 Teatro Marista; 21 Troféus; no I RV Nordeste Competição e Seletiva de Dança para o XXI PRODASP São Paulo; 2010 03 troféus no Grand Prize de Dança de Barcelona Abril de 2010 em Barcelona – Espanha e 09 Prêmios no II RV Nordeste Competição de Dança..
Na Área Social janne Ruth tem se especializado e se qualificado participando de inúmeros Congressos, Seminários, Cursos técnicos e Oficinas de Gestores sociais, em 2008 FUNDAÇÂO ITAÚ SOCIAL E UNICEF – Encontros Regionais de Educadores. Janne Ruth Fundou o Fórum Estadual de Dança do Ceará em 1988, é Ainda Presidente dos Grupos Profissionais de Dança do Ceará desde 2001, é Coordenadora das Academias de Dança do Ceará, faz parte da comissão de Dança do Ceará, faz parte do colegiado do COMDICA como Conselheira - COMDICA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente eleita para o biênio 2010 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário